A miopia e a hipermetropia são necessidades de correção visual muito comuns que podem normalmente ser corrigidos com o uso de óculos ou lentes de contato.
Lembre-se de consultar sempre um oftalmologista, pois ele é o profissional capacitado para diagnósticar e tratar adequadamente tais condições oculares.
Miopia
Se você é míope, terá dificuldade para ver objetos à distância.
Sua visão é clara quando você olhar para coisas ou objetos que estão próximos a você, mas os objetos que estão mais longe parecem fora do foco ou embaçados. Isso pode lhe atrapalhar quando está dirigindo, praticando esportes ou tentando reconhecer as pessoas e objetos à distância. Pode ainda levar a fadiga ocular e dores de cabeça.
Miopia
A miopia pode ocorrer quando seu olho é muito longo, da frente para trás ou a curvatura de sua córnea é muito acentuada. Como resultado, a luz se concentra antes da retina, fazendo com que os objetos distantes pareçam embaçados.
Você pode desenvolver a miopia em qualquer idade, mas normalmente ela começa perto da puberdade. Não é comum que ela ocorra depois dos trinta anos, mas pessoas idosas com catarata podem tornarem-se míopes.
Hipermetropia
Se você é hipermétrope, geralmente pode ver melhor os objetos à distância do que aqueles que estão próximas a você. Nos casos mais graves, pode ser difícil focar os objetos em qualquer distância. A hipermetropia pode interferir em suas atividades diárias, como leitura, escrita e outra tarefas precisas, de perto. Isto pode levar à fadiga ocular e dores de cabeça.
A hipermetropia ocorre quando o olho é muito curto da frente para trás ou a curvatura da córnea é muito rasa. A luz é então focada atrás da retina ao invés de ser focada na retina, resultando em visão turva.
Algumas crianças nascem com hipermetropia que normalmente se corrige com o desenvolvimento dos olhos. Porém, caso seja identificada alguma dificuldade visual na criança, é importante consultar um oftalmologista para avaliação, pois algumas alterações devem ser corrigidas antes dos 7 anos. Os adultos podem desenvolver esta condição, que é muitas vezes mais perceptível à medida que se aproximam da meia-idade.
Há outra condição que gera dificuldade para ver de perto, relacionada à idade, chamada presbiopia. A presbiopia está mais relacionada ao enrijecimentodo do cristalino que perde a capacidade de se moldar para melhorar o foco para objetos em diversas posições (longe/perto).
Diagnosticando a miopia e a hipermetropia
Se você suspeita ter alguma alteração visual deve consultar um oftalmologista para realizar os exames necessários e receber o diagnóstico adequado.
Lentes de contato para miopia e hipermetropia
A maior parte das pessoas que são míopes ou hipermetropes podem corrigir sua visão com lentes de contato. Essas lentes de contato tem uma forma que direciona a luz para sua retina, assim você pode ver as pessoas e objetos com clareza em todas as distâncias. Um profissional médico poderá lhe promover o melhor diagnóstico e indicar a forma adequada de tratamento para o seu caso.