"A medida do comprimento axial do bulbo ocular e de suas estruturas..."
A biometria ocular é a medida do comprimento axial do bulbo ocular e de suas estruturas (câmara anterior, cristalino e cavidade vítrea) utilizando-se ultra-som. É indicada para o cálculo da lente intra-ocular para cirurgias de catarata, ou cirurgias de córnea, retina e vítreo.
É importante no pré-operatório de catarata congênita, embora seja de difícil execução em crianças pequenas. Também é indicada para o acompanhamento de doenças que alteram o comprimento axial do olho, para permitir a monitorização do crescimento do bulbo ocular em crianças e verificar a assimetria do comprimento axial em portadores de anormalidades (alta miopia, glaucoma congênito, coloboma, microftalmia, catarata congênita).
Para calcular o poder dióptrico da lente intra-ocular (LIO) a ser implantada, há diversas fórmulas, cada tipo mais indicado para um tipo de bulbo ocular. Estas fórmulas precisam de dados para calcular a LIO: ceratometria, comprimento axial, constante da LIO (cada fabricante fornece esta constante, que tem relação com a posição em que esta lente será colocada durante a cirurgia). Pode-se programar a refração final do indivíduo portador de catarata com acurácia acima de 80% para olhos com comprimento médio. Olhos curtos (hipermétropes) e olhos longos diminuem a previsibilidade do método.