Catarata

"Entenda como funciona o Olho".

Dentro do nosso olho existe uma lente natural, chamada cristalino, que nos auxilia a enxergar. Quando esta lente perde  a transparência, nós passamos  a chamá-la de catarata.

A catarata pode ser congênita, senil ou secundária. Na catarata congênita paciente nasce com a opacidade ou a desenvolve nos primeiros meses de vida, e geralmente têm como causa doenças maternas durante a gestação, como toxoplasmose,  rubéola dentre outras. A catarata secundária na maioria das vezes é causada por doenças metabólicas, sendo o diabetes mellitus a principal delas. E a catarata senil é decorrente do envelhecimento natural do olho, que ocorre geralmente após 50anos de idade.

A catarata é graduada de acordo com a sua opacidade, e o melhor momento de operá-la é decidido pelo oftalmologista juntamente com o paciente. A indicação cirurgica envolve não somente o embaçamento visual, mas também as melhores condições clínicas do paciente para que este tenha uma boa recuperação no pós operatório.

A cirurgia de catarata (facectomia) consiste basicamente na troca da lente natural opacificada por uma lente intra-ocular artificial.

A facectomia é realizada pelo cirugião com auxílio de um aparelho com energia ultrassônica. Atualmente esta cirugia pode ser feita juntamente com o laser de femtosegundo, aumentando a previsibilidade cirúrgica e um resultado visual mais satisfatório.


> Voltar