Descolamento de Retina

"Entenda como funciona o Olho".

Ocorre quando há uma perfuração na retina fazendo com que haja a infiltração de humor vítreo(lÍquido que preenche o globo ocular), ou quando pacientes portadores de diabetes descontrolado  em que há fragilidade dos vasos com conseqüentes hemorragias.Deste modo a retina começa a se deslocar e separa se da coróide, camada que fornece nutrientes.

SINTOMAS:
Flashes de luz, manchas escuras que se movem e perda parcial da visão.

TRATAMENTO:
O tratamento deve ser o mais rápido possível para que não haja a perda total da visão.Deve se procurar um especialista de retina com urgência .O tratamento pode ser realizado com a realização de laser ou através de varias técnicas cirúrgicas específicas.

LASER:
É realizado em casos inicias em que há um diagnóstico precoce, em que se realiza o bloqueio periférico por laser, como se fosse uma solda orgânica, levando a queimaduras na retina e nas regiões adjacentes, levando a cicatrização e adesão da retina com os tecidos adjacentes.

PNEUMO RETINOPXIA:
Ocorre em casos iniciais da doença em que há a injeção de uma bolha de gás que expulsa o líquido subretiniano e reaplica a retina.Posteriormente há realização de laser ou crio cautério.

RETINOPXIA(CIRURGIA CONVENCIONAL):
Realiza –se a introflexão escleral, onde a fixação de uma faixa ao redor dos olhos, sob os músculos( semelhante a um pneu), para reaplicar a retina , e posteriormente realiza –se o crio cautério para levar uma forte adesão.

VITRECTOMIA:
Realizada em casos mais mais difíceis.Realiza –se três incisões no olho para introdução de micro instrumentos, onde e aspirado o liquido intra ocular e preenche –se com liquidos ou gases mais pesados que reaplicam a retina, levando ela para seu lugar.Os gases são reabsorvidos e o liquido pode ser retirado cirurgicamente.



ANESTESIA:
A anestesia é local e o paciente e levemente sedado, para que fique tranqüilo e colabore durante a cirurgia.

PROGNÓSTICO:
Na maioria dos casos a retina e reaplicada, onde pode ocorrer mais de uma cirurgia para isso.Os primeiros 40 dias são cruciais para o sucesso, devendo siguir rigorosamente as orientações do médico. O repouso e a manutenção das posições da cabeça fazem parte do tratamento. Mesmo ocorrendo o retorno da retina para sua posição normal, costuma – se haver perdas parcias da visão do olho afetado. Em alguns casos infelizmente a doença pode levar a cegueira ou visão sunormal.

> Voltar